Sábado com Histórias | Janeiro de 2015



03 JAN 
- A Galinha Ruiva de António Torrado

Sinopse
As histórias da Colecção Ver e Ler são importantes auxiliares de uma aprendizagem da leitura, em que a criança descobrirá por si uma nova aptidão como se o livro falasse só para ela.
Ver e Ler como a galinha era trabalhadora e os outros animais o que queriam era brincar…


10 JAN 
- O Lobo que Queria Ter Uma Namorada de Orianne Lallemand

Sinopse
O lobo decide que tem de encontrar uma namorada para pôr fim à sua solidão. Mas como sabe ele que encontrou o verdadeiro amor da sua vida? O seu coração vai dar-lhe resposta nas páginas deste divertido livro!


17 JAN 
- Há Coisas Assim ...e Outra História – O vizinho de cima de António Torrado

Sinopse
Sonhar é bom. Toda a gente sonha. Até as árvores. Às vezes as árvores têm sonhos incríveis. Queres saber quais? Tens de ler. A segunda história fala de um senhor com umas barbas enormes. Tão grandes que vais ficar espantado!

Duas histórias para as primeiras leituras, muito ilustradas e divertidas, escritas pelo famoso escritor de histórias para crianças.


24 JAN 
- A Que Sabe Esta História? – A raposa e a cegonha de Alice VieiraVítor SobralCarla Nazareth

Sinopse
Um livro cheio de histórias para ler, cozinhar e saborear!

Sabias que o Lobo Mau queria comer a merenda do Capuchinho Vermelho? E que a Branca de Neve convidou os seus amigos anões para abrirem um restaurante?
Pois é, em A Que Sabe Esta História, Alice Vieira reconta histórias de sempre com muito humor e ... sabor!
Vitor Sobral dá uma receita por conto, para cozinhares com os teus pais.
O resultado é divertido e muito saboroso!


31 JAN 
- Não Faças Isso, Rita Salpico! de Cressilda Cowel

Sinopse

A mãe da Rita passava os dia a gritar: "Não faças isso, Rita Salpico!" E um dia a Rita fartou-se: Porque é que não te vais embora para eu poder fazer TUDO o que me apetece?!" E então a mãe foi embora, e a Rita pôde fazer tudo o que queria. Mas com que resultados!

Sábado com Histórias | Dezembro 2014


06 - Dezembro
Quem Dá um Abraço ao Martim? de David Melling

Sinopse: Nunca sentiste que precisavas de um abraço? 
Pois o Martim, sim. Ele é um pequeno urso pardo adorável que ainda está a aprender tudo sobre o grande mundo que o rodeia. Certa manhã, depois de um longo sono, ele acorda a sentir que precisava de um abraço. E é assim que ele parte em busca do abraço perfeito… Mas nenhum abraço que encontrava parecia estar à altura das suas expectativas… Será que o vai encontrar? Um personagem amoroso que conquistou rapidamente o coração das crianças, numa colecção já com 4 títulos e com grande sucesso internacional, traduzida em 22 países.

13 - Dezembro
17 Contos de Natal de Vários
A Estrela

20 - Dezembro
Um Beijo Para o Pai Natal de Elisabeth Coudol

27 - Dezembro
Como Apanhar Uma Estrela de Oliver Jeffers; Tradução: Rui Lopes

Sinopse: Era uma vez um rapaz que gostava muito de estrelas. À noite, ia para a janela observar as estrelas e sonhar que um dia teria uma só dele. Imaginava que seriam amigos e brincariam às escondidas. E decidiu partir em busca de uma estrela. Quando finalmente apareceu uma estrela no céu, trepou ao cimo de uma árvore, pediu ajuda a uma gaivota e saltou o mais alto que pôde. Mas nunca conseguia alcançá-la. Foi então que deu com uma estrela dourada e brilhante a flutuar…

À conversa com... João Tordo com o livro «Biografia involuntária dos amantes»

Iniciativa de ENTRADA LIVRE e com sessão de autógrafos.

14 de NOVEMBRO| 21h30 Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal



O Autor

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como jornalista freelancer  em vários jornais. Viveu em Londres e nos Estados Unidos. Em 2001, venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura e, mais tarde, o Prémio Literário José Saramago 2009 com As Três Vidas (2008), tendo sido finalista, com o mesmo romance, do Prémio Portugal Telecom, em 2011. Com o romance O Bom Inverno, publicado em 2010, foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores e do Prémio Fernando Namora; a tradução francesa integrou os finalistas da 6.ª edição do Prémio Literário Europeu. Da sua obra publicada constam ainda os romances: O Livro dos Homens sem Luz (2004),  Hotel Memória (2007),  Anatomia dos Mártires (2011), finalista do Prémio Fernando Namora, e O Ano Sabático (2013). Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália e Brasil. Biografia involuntária dos amantes é o seu sétimo romance.





O Livro
Numa estrada adormecida da Galiza, dois homens atropelam um javali. A visão do animal morto na estrada levará um deles  —Saldaña Paris, um jovem poeta mexicano de olhos azuis inquietos — a puxar o primeiro fio do novelo da sua vida. Instigado pelas confissões desconjuntadas do poeta, o seu companheiro de viagem — um professor universitário divorciado — irá tentar descobrir o que está por trás da persistente melancolia de Saldaña Paris. A viagem de descoberta começa com a leitura de um manuscrito da autoria da ex-mulher do mexicano, Teresa, que morreu há pouco tempo e marcou a vida do poeta como um ferro em brasa. O narrador não poderia adivinhar (porque nunca podemos saber as verdadeiras consequências dos nossos actos) que a leitura desse manuscrito teria o mesmo efeito sobre a sua vida.
As páginas escritas por Teresa revelam a sua adolescência no seio de uma família portuguesa contaminada pela desilusão: um pai ausente e alcoólico, um tio aventureiro e misterioso, uma mãe
demasiado protectora. Mas o que ressalta com maior vivacidade daquelas páginas é o relato enternecedor do seu primeiro amor, ao mesmo tempo que começam a insinuar-se na sua vida realidades grotescas e brutais. Confrontado pela primeira vez com a suspeita dessa terrível possibilidade,  Saldaña Paris mergulha numa depressão profunda. Determinado em libertar o amigo do poder corrosivo do mal, o nosso narrador compõe então, peça a peça, a biografia involuntária dos dois amantes. Uma biografia que passa pelo desvelar do passado, para que este não contamine irremediavelmente o futuro. 

Sábado com Histórias | Novembro 2014

























01 - Novembro
Desculpa... Por Acaso és Uma Bruxa? de Emily Horn

08 - Novembro
Maria Castanha de Maria Isabel Mendonça Soares

15 - Novembro
Um Presente Diferente de Marta Azcona; Ilustração: Rosa Osuna

Sinopse: Marta Azcona trata "Um presente diferente" como uma reflexão sobre a decepcção e, sobretudo, aborda a capacidade inata das crianças para dar rédea solta à sua imaginação e desfrutar do que têm mais à mão, por mais simples que pareça. Para elas, qualquer coisa se pode transformar num tesouro e tornar-se numa fonte de diversão, numa boneca russa que encerre todos os brinquedos, todos os presentes.
22 - Novembro
Quem Roubou a Lua? de Mario Catelli; Ilustração: Madalena Matoso
Sinopse: Kipá, o mais pequeno da alcateia, quer uivar como os lobos grandes; uma noite de Lua cheia foge da montanha e aspira tão forte que a Lua se desprende do céu… Uma história simples para compreendermos de uma forma intuitiva, a essência das coisas.

29 - Novembro
A Gansa Tolinha de Marni McGee

Sinopse: Quando a Raposa diz à Gansa que ela perdeu as orelhas, ela fica muito preocupada. Onde poderão estar as suas orelhas? É então que ela conhece o Pavão, um pavão um pouco estranho, e que, por grande acaso, vende orelhas. Mas que sorte! A Gansa, ingénua, ficou tão excitada que nem reparou no focinho pontiagudo do Pavão, na sua cauda farfalhuda e nem sequer nos seus dentes afiados . . . Será que os amigos da Gansa a conseguirão salvar deste truque malvado da Raposa?

À conversa com... MANUEL JORGE MARMELO com o livro «O Tempo Morto É Um Bom Lugar»

Iniciativa de ENTRADA LIVRE e com sessão de autógrafos.

31 de OUTUBRO | 21h30 Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal

marmelo-portal

O Autor

Nasceu em 1971, na cidade do Porto.
É jornalista desde 1989. Em 1994 ganhou o prémio de jornalismo da Lufthansa e em 1996 a menção honrosa dos Prémios Gazeta de Jornalismo do Clube de Jornalismo/ Press Club.
O seu primeiro livro, O Homem que Julgou Morrer de Amor(novela e teatro), inaugurou, em 1996, a coleção Campo de Estreia, da Campo das Letras.
Publicou, depois, Portugués, Guapo y Matador (romance, 1997), Nome de Tango(romance, 1998), As Mulheres Deviam Vir com Livro de Instruções (romance, 1999), O Amor é para os Parvos (romance, 2000), Palácio de Cristal, Jardim-Paraíso (álbum, 2000), Sertão Dourado (romance, 2001), Paixões & Embirrações (crónicas, 2002), Oito Cidades e Uma Carta de Amor (contos e fotos, 2003), A Menina Gigante (infantil, 2003) e Os Fantasmas de Pessoa (romance, 2004).
Tem publicado regularmente textos e contos em diversas antologias e publicações, em Portugal, no Brasil e em França. Alguns destes textos figuram neste livro.
Desde julho de 2001, o seu nome consta do Dicionário de Personalidades Portuenses do Século XX, da Porto Editora, sendo o mais jovem dos nomes biografados.
Em junho de 2005, com o livro O Silêncio de Um Homem Só, é-lhe atribuído o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. 

O Livro

Galardoado recentemente com o Prémio Correntes d’ Escritas/Casino da Póvoa 2014, pelo romance Uma Mentira Mil Vezes Repetida, M.J. Marmelo lança um extraordinário romance em que temas fundamentais do nosso tempo são tratados com a mais apurada mestria literária.

Depois de acordar ao lado do cadáver de Soraya - a mestiça belíssima, estrela televisiva, com quem mantinha uma relação íntima a pretexto de lhe escrever a autobiografia -, o jornalista desempregado Herculano Vermelho entrega-se à polícia e é preso. Não tem memória de nada, nem de que possa ter sido ele a matar a jovem mulher, mas a prisão parece-lhe ser o lugar ideal, o espaço de sossego e de liberdade (sem contas para pagar, sem apresentações regulares no centro de emprego, sem pressões de qualquer espécie), para passar a sua vida em revista, a relação com as mulheres, e escrever a autobiografia da rapariga morta

O Tempo Morto É Um Bom  Lugar recria ainda a história da breve vida de Soraya e conta a investigação pouco ortodoxa que o jornalista veterano João António Abelha leva a cabo sobre a autoria do crime e, afinal, da própria ficção.


Actividade - Biblioteca vai à escola, 2014 / 2015


Ao começar mais um Ano Escolar, surge novamente a actividade "A Biblioteca vai à escola". Esta iniciativa é promovida junto de todos os Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do concelho, todas as terças e quintas feiras no período da manhã, com o objectivo de estimular hábitos de leitura.

  • Pretende-se, desta forma, promover junto dos leitores mais jovens o LIVRO, a LEITURA e a Biblioteca Municipal, com todos os recursos que dispõe.

A história seleccionada para este mês de Outubro é "Uma corrida marada", uma vez que no dia 16 de Outubro se comemora o Dia Mundial da Alimentação.


Sinopse
Rita é uma pequena ratinha que vive em Ribeirão, uma vila pacata situada no norte de Portugal. Como muitas crianças da sua idade, a Rita gosta muito de brincar, ver televisão e de estudar. No entanto, tem um problema: é um bocadinho gordinha. Em Portugal há muitas crianças com o mesmo problema da Rita - excesso de peso. Mas, com força de vontade e a ajuda dos seus pais e professores conseguem resolver esse problema. Será que a ratinha Rita também conseguiu? Esta história, baseada no sonho e na fantasia dos autores (profissionais de saúde) tem como objectivo incentivar as crianças para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis assim como para a prevenção de doenças relacionadas com uma má alimentação.
Uma Corrida Marada de Ana Paula Figueiredo
Fonte: wook.pt

Sábado com Histórias | Outubro 2014


04 - Outubro
Orelhas de Borboleta
de Luisa Aguilar; Ilustração: André Neves

Sinopse
  

Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto singelo e cheio de força literária, que transporta o leitor para um mundo de formas, cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da sua mãe: aquilo que para os outros é um defeito, para a Mara é uma vantagem de que os outros carecem.


11 - Outubro
A ovelha que fazia múuu

Sinopse

Esta ovelha apareceu na aldeia de Campo Benfeito, distrito de Viseu. Começou a rondar a imaginaçãoda sua inventora quando ela percebeu que, de um outeiro da serra do Montemuro, o céu era diferentetodas as manhãs e que, ao fim da tarde, no regresso dos trabalhos e dos pastos, as ovelhas baliam de formas distintas. Pensou então que o som homogéneo de um balido igual não existe, senão numa leitura distante das coisas reais. Foi então que a ovelha que fazia múuu lhe apareceu e veio mostrar que ser diferente não é um problema. É apenas ser o que se é. 


18 - Outubro
O Mistério do Livro Desaparecido - Livro de Leitura












25 - Outubro
Um Presente Diferente
de Marta Azcona; Ilustração: Rosa Osuna

Sinopse


Marta Azcona trata "Um presente diferente" como uma reflexão sobre a decepcção e, sobretudo, aborda a capacidade inata das crianças para dar rédea solta à sua imaginação e desfrutar do que têm mais à mão, por mais simples que pareça. Para elas, qualquer coisa se pode transformar num tesouro e tornar-se numa fonte de diversão, numa boneca russa que encerre todos os brinquedos, todos os presentes.
Rosa Osuna acrescenta adereços interessantes, como a presença de uma misteriosa personagem que segue Tristão e Marcelo nas suas peripécias. A sua técnica artística combina a pintura com o pastel e as aplicações de tecido.

Sábado COM histórias | Julho 2014


Programação de Julho



Trinta por Uma Linha de António Torrado

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma

Dia 5
BOLACHA MARIA (livro: trinta por uma linha)

Dia 19
CARLOTO, O ADVINHO (livro: trinta por uma linha)

Dia 26
MINHA RICA LÃ (livro: trinta por uma linha)


Sinopse
Neste livro da autoria de António Torrado reúnem-se trinta contos pequenos, muito divertidos, muito engraçados. Desde a Aldinha que gosta tanto da escola que decide ensinar as formigas a ler; A gota de água que não quer cair em qualquer lugar; A bolacha Maria que não queria ser simplesmente Maria, queria ter mais nomes próprios e apelidos, e muito mais. As histórias são ligadas por uma linha que, desde a capa á contracapa passa por todas as páginas do livro, faz nós e corrupios, brinca com as histórias, entra nelas e estrutura toda a ilustração de Cristina Malaquias.



Dia 12
MELHOR QUE O MEL? (livro: contos de amizade)



Contos de Amizade - Winnie the Pooh de Catherine Hapka


Sinopse
Os contos de amizade de Winnie the Pooh é uma coleção de histórias maravilhosas, criadas para ensinar aos mais pequenos o significado de verdadeira amizade.

Acompanha Winnie the Pooh e os seus amigos enquanto aprendem a partilhar e a ajudar os outros, a manter as amizades que estão longe, a colocá-las acima de tudo e a construir amizades duradouras.

Sábado COM histórias | Junho 2014


Sábado com Histórias

Introdução

Sábado com Histórias é uma actividade que se realiza ao sábado com o objectivo de promover a animação do livro e da leitura, em que as crianças são convidadas a entrar no mundo da fantasia a partir da leitura ou dramatização de uma história com livros, objectos, fantoches e música, estimulando-as para a descoberta do prazer de ler. Esta actividade é complementada, no final, com um atelier de promoção da leitura relacionado com a história dramatizada.



Programação de Junho

Capas das histórias


07 Junho – Cão que ladra não morde
  
14 Junho – Cada macaco no seu galho
   
21 Junho – O veado florido
  
28 Junho – O meu balão vermelho
  

Sábado COM histórias | Maio 2014

Sábado com Histórias

Introdução

Sábado com Histórias é uma actividade que se realiza ao sábado com o objectivo de promover a animação do livro e da leitura, em que as crianças são convidadas a entrar no mundo da fantasia a partir da leitura ou dramatização de uma história com livros, objectos, fantoches e música, estimulando-as para a descoberta do prazer de ler. Esta actividade é complementada, no final, com um atelier de promoção da leitura relacionado com a história dramatizada.


PROVÉRBIOS DE SEMPRE

Capas da colecção PROVÉRBIOS DE SEMPRE


03 Maio – Cão que ladra não morde
  
10 Maio – Depressa e bem há pouco quem
   
17 Maio – Quem tem boca vai a Roma
  
24 Maio – A mentira tem perna curta
  
31 Maio – Cada macaco no seu galho

Sinopse:

Esta colecção tem como objectivo dar a conhecer aos mais novos vários provérbios portugueses. São provérbios que nasceram da sabedoria popular e que habitualmente utilizamos nos nossos dias, aplicados às mais diversas situações do quotidiano.. Estes livros pretendem, ainda, despertar a curiosidade das crianças, estimulando-as a aprender um pouco mais sobre as tradições e costumes do nosso país.
Cada obra descreve, de um modo divertido e didáctico, uma das várias formas de interpretar o provérbio. Tudo isto contado numa história simples e repleta de fantasia, indo ao encontro do mundo imaginário dos mais novos.

Próxima "À conversa com..." Fernando Dacosta com o livro "O Botequim da Liberdade" | 11 de Abril

“À conversa com…” é uma actividade mensal na Biblioteca Municipal e nas escolas interessadas.



Próxima "À conversa com..." - dia 11 de Abril

Fernando Dacosta com o livro  

"O Botequim da Liberdade" 

  21h30 |sala Couto Viana


Fernando Dacosta (Romancista, dramaturgo, conferencista, jornalista)
   
Fernando Dacosta nasceu em Angola de onde saiu, em criança, para o Alto Douro. Fixado em Lisboa, cursa Letras e inicia-se no jornalismo e na literatura. Integrou as redacções de órgãos de comunicação social como a Flama, o Diário de Lisboa, o Diário de Notícias, O Jornal, o Público e a Visão.
Tem mais de 25 obras publicadas.  Destacam-se:
- Um Jipe em Segunda Mão sobre a guerra colonial (Prémio de Teatro da RTP, da Associação Portuguesa de Críticos, da Casa da Impresa);
- O romance O Viúvo (Grande Prémio Círculo de Leitores-Ler);
- As narrativas Moçambique, Todo o Sofrimento do Mundo (Prémios Gazeta e Fernando Pessoa); Os Retornados Estão a Mudar Portugal (Prémio Clube Português de Imprensa); Máscaras de Salazar e Os Mal-Amados.
Em 1995 foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique e, em 2013 eleito sócio-correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, secção de Letras.

Neste livro, o autor dá-nos a conhecer como Natália Correia marcou, a partir de um pequeno bar de Lisboa, o século XX português...