CONTORNOS DA PALAVRA



CONTORNOS DA PALAVRA
um objetivo continuado...
e em cada ano... um tema AGREGADOR




2020 - 11.ª EDIÇÃO

                                                                                                             


tema AGREGADOR: MAIS MUNDOS


Até 06 de março, está a ser promovida a 11ª edição dos Contornos da Palavra, tendo como tema principal “Mais Mundos”. A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo chega a milhares de estudantes do concelho vianense, desde o pré-escolar aos alunos do 12º ano de escolaridade, e visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a leitura e a escrita, a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores.

A programação dos Contornos da Palavra contempla a dinamização de sessões nas escolas do concelho com a presença de diversos escritores e ilustradores. Ao longo desta semana, terão ainda lugar momentos de animação da leitura, sessões de teatro e de poesia, contadores de histórias e workshops de dança, escrita criativa e ilustração. Na presente edição, estão ainda a ser abordados temas que passam pelos 200 anos de nascimento de D. Maria II e os 500 anos de circum-navegação de Fernão Magalhães.

A 20 de janeiro de 1848, a vila de Vianna foi elevada a cidade de Viana do Castelo, como reconhecimento aos vianenses pela forma como defenderam o Forte de S. Tiago da Barra e pela lealdade com Sua Majestade, D. Maria II. Tendo o monarca nascido a 4 de abril de 1819, nesta edição festeja-se também o bicentenário do seu nascimento e recorda-se a dedicação do seu reinado à educação, à cultura e à arte. Assim, o programa dos Contornos da Palavra abre-se a novos mundos, procurando novas convergências e articulações e propondo a todos os alunos das escolas do concelho de Viana do Castelo uma reflexão sobre o presente e o futuro, dialogando com o passado.

Para mais informação consultar programa: aqui!


2019 - 10.ª ed.

                                                                                                             

tema AGREGADOR: Sophia de ello Breyner Andresen

FOTO-REPORTAGEM : OBRIGADO!



2018
                                                                                                             



                                                                                                             



2016

                                                                                                             



Uma nova imagem... 
um tema aglutinador:




De 20 a 26 de Fevereiro, decorre em Viana do Castelo a 7ª edição dos Contornos da Palavra. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a literatura e a escrita, a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores. Contempla a dinamização de sessões nas Escolas do concelho com a presença de diversos escritores e ilustradores. Terão lugar, ainda, momentos de animação da leitura nas diversas Escolas do concelho, com sessões de teatro e contadores de histórias.


No dia 20 de Fevereiro, realiza-se o VIII Encontro de Bibliotecas Escolares. Consultar programa específico em: http://www.biblioteca.cm-viana-castelo.pt/




edições anteriores...

                                                                                                             


6.ª edição'15 - 
21 a 27 de Fevereiro de 2015
Tema - LUZ E TREVAS



5.ª edição'14 - 
28 de Abril a 3 de Maio de 2014
Tema - OS AFECTOS NA LITERATURA

O programa dos Contornos da Palavra da 5.ª edição'14 apresentou um vasto conjunto de sessões formativas e lúdicas para a comunidade escolar de todos os níveis de ensino. Desta forma, contou com 141 sessão nos diversos estabelecimentos de ensino público e privado do concelho, num total de 73 estabelecimentos de ensino (EB1/JI – 57; EB2/3 – 9; Secundárias – 2; Privadas - 5):
 - 82 sessões com os escritores: Adelaide Graça, Pedro Seromenho, Isabel Ricardo, Richard Zimler, Manuela Ribeiro, Rui Sousa Basto, Rosa Duarte, Filipe Monteiro, Paula Ruivo e Regina Lavandeira;
 - 15 sessões com os ilustradores: Cátia Vidinha, Patrícia Figueiredo e Sebastião Peixoto;
 - 44 momentos de animação da leitura com os seguintes grupos de teatro/Animadores: Grupo de Teatro Neiva Trupe, Eva Fernandes e Jorge Alonso, Alberto Quaresma, Inácia Cruz e Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo;

E ainda com sessões à noite e no sábado na sala couto viana:
- 4 workshops abertos a toda a comunidade e de formação para docentes integrados na acção de formação acreditada pelo Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo : Metodologia de Projecto na Escola do Século XXI com Elvira Leite, Consultora dos serviço Educativo da Fundação de Serralves (terça-feira); Educação pelo (para) os afectos Maria Cristina Parente da Universidade do Minho (quarta-feira); Motivação, aprendizagem e neurociências e Memória de uma história de afectos pela médica neurologista Élia Baeta e Tarcísio maciel docente da EB2/3 de viana do Castelo (sexta-feira);
- e Encontro de Bibliotecas Escolares, no sábado, dia 3 de Maio, subordinado ao tema: A Escola: casa de conhecimentos e de afectos, com os intervenientes: Licínio Lima da Universidade do Minho e Joaquim Azevedo da Universidade Católica do Porto.






















4.ª edição'13 - 
8 a 13 de Abril 2013
Tema - O MAR E A LITERATURA


3.ª edição'12 - 
16 a 21 de Abril 2012
Tema - EXPRESSÕES DA LITERATURA


2.ª edição'11 - 
26 a 30 DE Abril 2013
Tema - LITERATURA DE VIAGENS


1.ª edição'10 - 
23 a 24 DE Abril 2010
Tema - Literatura infanto-juvenil

Sem comentários:

Publicar um comentário