Coleções na Biblioteca - Fundo Ernesto Barbosa dos Santos

Fundo Ernesto Barbosa dos Santos

Biografia:

Filho de José Rodrigues dos Santos, funcionário/chefe dos Caminhos de Ferro e de Rosa Pires Barbosa, doméstica, Ernesto Barbosa Rodrigues dos Santos nasceu na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo, em 3 de Agosto de 1885 e faleceu na Ordem da Lapa, no Porto, em 18 de Outubro de 1970, com 85 anos de idade. Licenciou-se em Farmácia, na Universidade do Porto, e ali se estabeleceu como farmacêutico na Rua 31 de Janeiro. Foi também sócio de uma drogaria, na Rua Passos Manuel, e proprietário de uma estância de madeiras, na Rua da Constituição.
Sua esposa, D. Laura Barbosa, que viria a falecer em 1952, era uma senhora de requintado gosto: era bibliófila, dedicava-se à pintura e, para além disso, teve um ateliê de elegantes chapéus de senhora cujos modelos ia buscar a Paris.

Biblioteca:

Com a morte de sua esposa, e porque não tivessem filhos, Ernesto Barbosa dos Santos resolveu doar à Câmara Municipal de Viana do Castelo todo o seu espólio bibliográfico e artístico. Essa doação é anunciada na ata da Câmara de 29 de Outubro de 1965, nos seguintes termos: O Vereador, Senhor Artur Gualberto Rodrigues da Silva e Sandão comunicou que, por diligências havidas entre ele e o vianense Senhor Ernesto Barbosa Rodrigues dos Santos, residente no Porto, ficou assente que o mesmo faria a oferta das suas biblioteca e pinacoteca à cidade da sua naturalidade a fim de serem expostas da forma que for julgada mais conveniente. Disse que essa entrega será imediata para o que o Excelentíssimo Presidente, na próxima semana, se deslocará ao Porto. A Câmara congratulou-se com tal iniciativa e deliberou exarar na acta um voto de agradecimento. Entretanto, nesse mesmo ano, a Biblioteca Municipal mudou-se do Museu Municipal para a “Casa dos Alpuins”, pensando-se que a valiosíssima oferta de Ernesto Barbosa dos Santos terá apressado essa mudança. Hoje, constituída por 2005 monografias e 86 periódicos (títulos), esta oferta destaca-se também pela inclusão de sete quadros a óleo da autoria do pintor Henrique Medina.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo atribuiu-lhe, a título póstumo, o título de “Cidadão de Mérito” cujas insígnias foram entregues ao sobrinho-neto, João da Costa Pimenta, na sessão solene comemorativa do aniversário da cidade, realizada em 20 de Janeiro de 2002.
A biblioteca que lhe pertenceu está identificada pela cota EBS no conjunto das coleções particulares da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
PESQUISE AQUI NO FUNDO …

Sem comentários:

Enviar um comentário