Sábado com Histórias | JUNHO de 2015




06 Junho - O Gato e o Rato de Luísa Ducla Soares
Sinopse
Quem nunca brincou ao gato e ao rato? Quem não sabe que, por instinto, os gatos sempre caçaram os ratos? Mas terá de ser sempre assim? 
O mimado gato Felício e o travesso ratinho desta história vão mostrar-te que a natureza tem muita força mas a amizade tem ainda mais... 
Um livro sobre as travessuras de um rato e de um gato. Uma história de Luísa Ducla Soares para crianças entre os quatro e os seis anos de idade.


13 Junho - O Segredo da Lagarta Serafina de Palmira Martins
Sinopse
No " Segredo da Lagarta Serafina", Palmira Martins recorre a uma divertida conversa entre a bicharada do jardim, para nos falar de mudança, crescimento, respeito pelas diferenças.
O comportamento estranho da Lagarta Serafina, que ao princípio incomodava os outros, acaba por ser compreendido e respeitado. É que Serafina guardava consigo um grande segredo…
E quem não gosta de saber um segredo? Só a palavra encanta, desperta curiosidades, emoções, expectativas… E então quando nos é sussurrada por uma toupeira sábia e velha, numa escola subterrânea… uma pitada de magia e deslumbramento ficam no ar…
Haverá mais bela lição do que a da D.ª Farrusca, a professora toupeira?..
Todos nós mudamos à medida que vamos crescendo. Mas enquanto nuns as mudanças são exteriores e veem-se bem, noutros as mudanças são só por dentro. Por exemplo, todos podemos ir acrescentando sabedoria à nossa vida. Isso também é mudar. 
As palavras desta história simples mas repleta de significados, foram magistralmente.

20 Junho - O Rato do Campo e Rato da Cidade de Alice Vieira
Sinopse
Certa vez, um rato muito elegante que morava na cidade resolveu visitar um velho amigo que vivia no campo. ´´Ah! - pensou o rato da cidade - ´´eu preciso passear um pouco. Vou matar as saudades de meu amigo e aproveitar para ver a natureza e respirar o ar puro do campo.`` E lá foi ele,contente e entusiasmado com o passeio. O rato do campo parecia muito bem - disposto e esbanjava saúde. Isso reforçou a ideia de seu amigo e que a vida perto da natureza era mais saudável. O rato da cidade foi bem recebido pelo amigo,mas estranhou demais o ambiente onde vivia seu companheiro. Ele não estava acostumado com a vida simples e sentiu falta dos requintes da cidade.

27 Junho - O Mistério do Urso de Wolf Erlbruch
Sinopse
Livro premiado com o "Prémio alemão da literatura juvenil" em 1993, O Mistério do Urso é uma narrativa ilustrada que tematiza a questão do nascimento e da reprodução das espécies, questionando e desconstruindo alguns dos mitos que giram em torno desta temática. Sem apresentar, explicitamente, a explicação sobre o mistério da paternidade que inquietava o urso, a verdade é que a narrativa possibilita o diálogo entre adultos e crianças à volta da temática, possibilitando diferentes explicações de acordo com a faixa etária e o nível de desenvolvimento em questão. As ilustrações, que alternam entre as grandes dimensões e pequenos apontamentos decorativos, não só recriam com verosimilhança o protagonista e todas as suas tentativas para ter um filho, como sublinham o cómico de algumas propostas, recriando simultaneamente o percurso efetuado pela personagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário